UE quer suprimir subsídios para cultivos destinados a biocombustíveis

A Comissão Européia indicou nesta segunda-feira que vai propor a supressão dos subsídios para os cultivos destinados à produção de biocombustíveis, em meio à crescente polêmica causada pelo desenvolvimento dessa fonte de energia para lutar contra a mudança climática.

AFP |

Vários dirigentes europeus já manifestaram sua preocupação com a utilização da produção agrícola com fins energéticos em detrimento dos alimentos, num contexto de alta dos preços das matérias-primas.

"A produção agrícola com fins alimentares deve ser claramente prioritária", afirmou o ministro francês da Agricultura, Michel Barnier.

A França propôs nesta segunda-feira uma iniciativa européia frente ao aumento de preços das matérias-primas e a crise alimentar que isso provoca, impulsionando um apoio reforçado à agricultura comunitária e uma ajuda maior a esse setor nos países pobres.

"Em um mundo em que vai ser necessário produzir mais e melhor para alimentar nove bilhões de habitantes, há necessidade dos esforços de todos e também da Europa", afirmou o ministro francês da Agricultura, Michel Barnier, ao antecipar as grandes linhas da proposta que deve apresentar a seus colegas da União Européia (UE) em Luxemburgo.

A França quer reorientar as ajudas ao desenvolvimento e à cooperação da UE em relação à agricultura, um setor que há 30 anos está à margem das prioridades européias.

ylf/mar/cn/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG