UE quer concluir negociações sub-regionais com América Latina até 2009

Bruxelas, 20 jun (EFE).- A União Européia (UE) pediu hoje que sejam feitos os esforços necessários para concluir até 2009 as negociações sub-regionais que mantém com três grupos de países latino-americanos para fechar acordos de associação.

EFE |

O documento final da cúpula de chefes de Estado e Governo da UE destacou que foi recebida "com agrado" a Declaração de Lima formulada na recente Cúpula América Latina-Caribe-UE (EU-LAC, em inglês) de maio.

Além disso, a cúpula da UE "pede que sejam feitos os esforços necessários para que concluam as negociações sub-regionais até 2009".

A União Européia mantém negociações separadas para conseguir acordos de associação com o Mercosul, a Comunidade Andina (CAN) e a América Central.

Na cúpula realizada em maio na capital peruana, os europeus fizeram minicúpulas com os três grupos regionais, nas quais se constataram as diferenças existentes em cada caso.

A negociação mais complexa é a que ocorre entre os europeus e o Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, com a Venezuela em processo de adesão), que segue estagnada pela falta de acordo sobre a redução das tarifas agrícolas. EFE rcf/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG