UE prolongará missão de formação de Polícia e juízes iraquianos

Bruxelas, 30 jun (EFE).- A União Européia (UE) prolongará por mais um ano sua missão para formar comandantes policiais, promotores e juízes iraquianos em seu território e dará início a uma experiência para fornecer o treinamento no próprio país árabe, informou hoje o chefe da diplomacia europeia, Javier Solana.

EFE |

"Felicito a missão Eujust Lex, por seu êxito nos últimos quatro anos, e realizo sua extensão durante outro ano, a partir de amanhã", afirmou Solana, em comunicado.

Desde seu início em 2005, a missão treinou 2.500 membros do corpo judicial, policial e de prisões iraquiana, em mais de uma centena de cursos em 25 países-membros da UE.

Por motivos de segurança, o treinamento ainda não foi feito no Iraque, mas agora uma experiência será iniciada para que os cursos sejam fornecidos no próprio país.

Ontem, as tropas americanas se retiraram das cidades iraquianas, depois de seis anos de polêmica presença militar, nos quais se desmantelou o aparelho de segurança do Governo de Saddam Hussein, gerando grande violência no país.

A missão Eujust Lex assessora e forma novas forças de segurança e o sistema judiciário nacionais. EFE met/pd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG