UE prevê queda de 4% na economia do bloco em 2009

A Comissão Europeia, órgão executivo da União Europeia, divulgou nesta segunda-feira que as 27 economias do bloco, incluindo as da zona do euro, vão sofrer uma queda de 4% em 2009.

BBC Brasil |

O dado representa uma piora significativa em relação aos índices divulgados em janeiro, quando o órgão estimou que o PIB dos 16 países da zona do euro iria sofrer uma retração de 1,9% este ano, e que a economia europeia como um todo iria encolher 1,8%.

Ainda segundo as projeções da Comissão Europeia, a recessão que atinge o bloco continuará tendo graves efeitos no ano que vem. Estimativas do órgão indicam que as economias europeias vão encolher 0,1% em 2010.

Durante a apresentação dos números, em Bruxelas, o comissário para Assuntos Econômicos e Monetários, Joaquin Almunia, disse que "a economia europeia está sofrendo sua pior recessão desde o final de Segunda Guerra Mundial.

"Mas as medidas ambiciosas que vêm sendo tomadas por governos e bancos centrais devem possibilitar uma recuperação a partir do ano que vem".

Leia mais sobre Europa

    Leia tudo sobre: europa

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG