União Européia descarta renegociar tratado com Irlanda" / União Européia descarta renegociar tratado com Irlanda" /

UE põe fim a sanções diplomáticas impostas a Cuba

BRUXELAS - A União Européia (UE) resolveu hoje anular as sanções diplomáticas impostas ao regime cubano e abrir um diálogo político incondicional, decisão cuja efetividade será revista dentro de um ano. ´ http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2008/06/19/ue_descarta_renegociacao_de_tratado_com_irlanda_1374919.htmlUnião Européia descarta renegociar tratado com Irlanda

Redação com agências internacionais |

As medidas da UE foram impostas depois de ações contra os dissidentes em 2003 e inclui o congelamento das visitas de autoridades de alto nível.

As sanções foram suspensas em 2005. A abolição completa delas foi decidida para estimular mais reformas por parte do presidente Raúl Castro, que assumiu o cargo após o afastamento do irmão dele, Fidel, em 24 de fevereiro.

A União Européia decidiu eliminar estas sanções ao regime e voltar a oferecer um diálogo "global e aberto" sobre "todas as questões de interesse mútuo" e cuja efetividade seria avaliada dentro de um ano.

"Este processo de diálogo deverá incluir todos os âmbitos potenciais de cooperação, incluídos os setores político, dos direitos humanos, econômico, cientista e cultural", destaca o projeto.

Segundo esta iniciativa, o Conselho reconhece "as mudanças empreendidas até o momento pelo governo cubano", "apóia as mudanças contínuas de liberalização em Cuba" e "incentiva Raúl Castro a introduzi-las, por coerência com as intenções as quais manifestou".

(*Com informações das agências EFE e Reuters)

As mudanças na ilha até agora:

Leia mais sobre: União Européia - Cuba

    Leia tudo sobre: cubaunião européia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG