firme - Mundo - iG" /

UE pedirá hoje a Israel que cessar-fogo seja firme

Bruxelas, 21 jan (EFE).- A UE pedirá hoje a Israel que o cessar-fogo e a retirada de Gaza sejam firmes, assim como que abra a faixa à ajuda humanitária internacional e à reconstrução, assegurou hoje o chefe da diplomacia europeia, Javier Solana.

EFE |

"Embora a situação seja frágil, todos os esforços devem ser feitos para que a trégua seja sólida, duradoura e sustentável, e a União Europeia não poupará os meios neste sentido", afirmou Solana horas antes de assistir a uma reunião entre os ministros de Relações Exteriores da UE e de Israel, Tipi Livni.

O alto representante para Política Externa e de Segurança Comum teve ontem "uma longa conversa por telefone" com a ministra, e hoje confiou em que a reunião de hoje seja "positiva e construtiva".

Para Solana, "a abertura de Gaza é indispensável, e para colaborar nesta direção a EU, que não fará nenhuma reserva a enviar observadores à passagem de Rafah, ou a qualquer outra parte da fronteira onde seja presença seja solicitada".

Perguntado sobre a possibilidade de um Governo de união nacional nos territórios palestinos que inclua o Hamas, que governa de fato a faixa desde que a tomou pelas armas, em junho de 2007, Solana afirmou que "os palestinos devem regular seus próprios problemas entre eles", ignorando que esta facção integra a lista europeia de organizações terroristas.

Após a retirada das tropas israelenses da Faixa de Gaza, integrantes do Hamas teriam matado ou castigado fisicamente cerca de 100 militantes do Fatah por "colaborar" com Israel, segundo denunciou ontem o jornal "Jerusalém Post".

O Exército israelense finalizou nesta manhã sua saída de Gaza e abandonou todas as posições que mantinha na faixa palestina. EFE met/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG