UE pedirá aos EUA maior compromisso contra a mudança climática

Bruxelas, 21 ago (EFE).- Uma delegação da União Europeia (UE) viajará no próximo domingo aos Estados Unidos para pedir ao Governo deste país que se comprometa mais com a luta contra a mudança climática, facilitando assim o acordo sobre o tema que a comunidade internacional tentará fechar em dezembro.

EFE |

Atualmente presidida pela Suécia, a UE anunciou em nota que a delegação será liderada pelo ministro sueco de Meio Ambiente, Andreas Carlgren.

"É de vital importância que os EUA se envolvam no próximo acordo sobre mudança climática", afirmou o ministro sueco em comunicado, no qual também destacou que o presidente americano, Barack Obama, "já deu alguns passos importantes".

No entanto, "tanto a UE como o mundo esperam mais dos EUA", ressaltou Carlgren.

A UE e os EUA têm "o interesse comum" de ajudar financeira e tecnologicamente os países em desenvolvimento a se adaptarem a acordo global contra a mudança climática, destacou o ministro sueco.

Entre 23 e 26 de agosto, a delegação manterá reuniões em Washington com o enviado especial da Casa Branca para a Mudança Climática, Todd Stern, e com o assessor adjunto para assuntos econômicos internacionais, Michael Froman.

Em setembro, serão realizadas várias reuniões de alto nível, entre elas uma cúpula do G20, nas quais a UE espera obter resultados com vistas à cúpula de Copenhague, que acontecerá em dezembro. EFE ahg/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG