UE pede que Sérvia acelere processo de integração à Europa

Bruxelas, 8 jul (EFE).- A União Européia (UE) pediu hoje ao novo Governo sérvio que acelere as reformas para a integração do país ao bloco e desempenhe um papel construtivo na estabilidade dos Balcãs.

EFE |

"A UE espera que o novo Governo promova as reformas e cumpra as condições necessárias para que a Sérvia se aproxime do bloco", disse o alto representante para Política Externa e Segurança Comum da UE, Javier Solana.

O Parlamento sérvio deu ontem seu respaldo à composição do Governo pró-europeu liderado pelo economista, ex-ministro das Finanças e atual primeiro-ministro, Mirko Cvetkovic.

"Corresponde agora à Sérvia fazer com que a visão de seu futuro europeu seja uma realidade prática", acrescentou Solana, que deixou claro que a UE "apoiará totalmente" Belgrado nesse processo.

O presidente da Comissão Européia (CE, órgão executivo da UE), José Manuel Durão Barroso, disse estar satisfeito com o fato de o Governo de Cvetkovic ter priorizado o processo de integração européia e às reformas na Sérvia.

Durão Barroso também pediu que a Sérvia coopere "o mais rápido possível" com o Tribunal Penal Internacional para a Antiga Iugoslávia (TPII).

Para o presidente da CE, essa cooperação com o TPII permitirá o rápido início do acordo de estabilização e associação que a UE e a Sérvia assinaram em abril, considerado a ante-sala da adesão. EFE rcf/wr/plc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG