UE pede que China se comprometa a dialogar com o dalai lama

Tóquio, 24 abr (EFE).- A comissária de Relações Exteriores européia, Benita Ferrero-Waldner, pediu hoje às autoridades chinesas que se comprometam a estabelecer um diálogo construtivo e substancial com o dalai lama.

EFE |

"A União Européia (UE) demonstra sua profunda preocupação com os incidentes do Tibete e apóia uma reconciliação pacífica entre as autoridades chinesas e o dalai lama", disse Ferrero-Waldner, em Tóquio.

As revoltas no Tibete e em regiões vizinhas em março passado mataram 19 pessoas, segundo Pequim. Já os tibetanos no exílio afirmam que mais de 140 perderam a vida nos conflitos.

A comissária afirmou que a situação no Tibete é uma das prioridades da agenda da UE para suas próximas conversas com a China.

"Acreditamos que é possível chegar em breve a uma solução definitiva de maneira pacífica e com um diálogo sincero e honesto", disse Ferrero-Waldner.

A comissária ressaltou que, para a UE, "o mais importante é alcançar melhorias concretas sobre a situação no Tibete".

No entanto, afirmou que o bloco entende a "sensibilidade" que envolve esse tema para o Governo chinês.

Ferrero-Waldner disse que pedirá às autoridades chinesas que se "comprometam a um diálogo construtivo e substancial" com as autoridades do Tibete que inclua as questões relativas ao respeito à língua e à cultura tibetana.

"Também é fundamental que se garanta igualdade de oportunidades trabalhistas, econômicas e sociais para os tibetanos", assinalou.

A comissária afirmou que a UE se opõe a qualquer tipo de boicote aos Jogos Olímpicos de Pequim, e assegurou que poucos governantes europeus se negaram a assistir à cerimônia de abertura.

"Ainda faltam quatro meses para os Jogos e ainda é possível chegar a um acordo com o dalai lama", disse Ferrero-Waldner, que também manifestou sua oposição a qualquer protesto violento em torno do revezamento da tocha olímpica. EFE icr/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG