UE pede a Rússia e a Geórgia que respeitem compromissos do acordo de paz

Bruxelas, 7 ago (EFE).- O Alto Representante da União Europeia (UE) para a Política Externa e a Segurança Comum, Javier Solana, pediu hoje às autoridades russas e georgianas que respeitem os compromissos que assumiram no acordo de paz assinado no ano passado e que facilitem o retorno da população deslocada.

EFE |

Depois de um ano do início da guerra entre a Rússia e a Geórgia pelo controle das regiões separatistas da Abkházia e da Ossétia do Sul, Solana destacou, em comunicado, que a situação é de relativa calma, embora tenha feito alusões ao aumento da tensão nos últimos dias, por supostos atos de violência e acusações mútuas.

O chefe da diplomacia da UE assegurou que os observadores europeus na região não encontraram provas dos supostos ataques denunciados por ambas as partes e lembrou o papel fundamental destes enviados para consolidar a estabilidade.

Solana considerou que russos e georgianos deveriam aproveitar o aniversário para lembrar as vítimas do conflito, assim como para intensificar os esforços para facilitar o retorno da população deslocada. EFE epn/pd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG