com preocupação - Mundo - iG" /

UE observa aumento de tropas russas na Geórgia com preocupação

Bruxelas, 2 mai (EFE).- A União Européia (UE) se mostrou nesta sexta-feira seriamente preocupada com o aumento da tensão entre Geórgia e Rússia, que continua expandindo suas forças na república georgiana separatista da Abkházia.

EFE |

Em comunicado divulgado hoje pela Presidência do bloco, a UE faz um novo apelo por calma e pede que as partes, em lugar de dar qualquer passo que exalte os ânimos, se preocupem em "reconstruir a confiança".

Os eventos classificados como "preocupantes" pela UE incluem "o anúncio do Ministério da Defesa russo de um aumento de tropas de paz em 29 de abril e o incidente da derrubada de um avião georgiano não tripulado em 20 de abril".

As autoridades da Abkházia afirmaram no dia 20 que seus soldados derrubaram um avião espião não pilotado pertencente à Geórgia.

Dois dias mais tarde, a Rússia confirmou que a aeronave tinha sido abatida pela defesa aérea da Abkházia e não por um caça russo como afirma Tbilisi, incidente que foi debatido no dia 23 pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas.

A UE, que já expressou argumentos similares no dia 25, reiterou hoje "seu firme compromisso com a soberania, a independência e a integridade territorial da Geórgia dentro das fronteiras reconhecidas internacionalmente".

O bloco europeu também deixou claro seu apoio aos esforços internacionais para uma resolução pacífica dos conflitos da Abkházia e da Ossétia do Sul, que Moscou pretende anexar a seu território, segundo denúncias de Tbilisi. EFE met/wr/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG