esfera de influência - Mundo - iG" /

UE nega que queira estender esfera de influência

Luxemburgo, 27 abr (EFE).- A União Europeia (UE) negou hoje que queira estender sua esfera de influência sobre ex-repúblicas soviéticas, com a criação de um novo programa de cooperação com Ucrânia, Belarus, Moldávia, Geórgia, Azerbaijão e Armênia.

EFE |

O ministro de Assuntos Exteriores tcheco e atual presidente do Conselho Europeu, Karel Schwarzenberg, garantiu que tal posição, expressada pelo chanceler russo, Serguei Lavrov, é "um disparate".

"Ele mesmo sabe disso, porque defendemos que não deve haver esferas de influência, nem dos russos, nem nossas", afirmou.

O alto comissário de Política Externa e Segurança Comum da UE, Javier Solana, também assegurou que a acusação "não é correta".

A UE lançará em Praga no próximo dia 7 a chamada Associação do Leste, um programa que enviará ajudas econômicas no valor de 600 milhões de euros até 2013 e prevê progressivas facilidades para a concessão de vistos aos cidadãos dos países participantes.

Solana lembrou que há um grupo de países com os quais a UE mantém relações especiais por questões como proximidade geográfica ou interesses comerciais.

"Queremos estabelecer relações mais estáveis e institucionais, e isso não tem nada a ver com nossa relação com a Rússia", sustentou o alto comissário. EFE met/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG