Europeana , a biblioteca de Alexandria digital - Mundo - iG" /

UE lança a Europeana , a biblioteca de Alexandria digital

Livros raros e antigos ou cujas edições se esgotaram, pinturas, músicas, manuscritos, mapas: o projeto Europeana que a Comissão Européia lançará na próxima quinta-feira pretende tornar acessível em apenas um site o imenso patrimônio cultura das bibliotecas nacionais do Velho Continente.

AFP |

Esta é a idéia do portal multilíngue www.europeana.eu, que pretende armazenar não apenas livros, mas também outras obras digitalizadas em mãos de centros e instituições culturais européias.

"A 'Europeana' representa uma aliança inédita entre as novas tecnologias e o mundo da cultura. Estou convencida de que modificará de maneira profunda a forma que cada um terá acesso a partir de agora ao patrimônio cultural europeu", afirmou a comissária européia da Sociedade de Informação, Viviane Reding.

Como primera etapa do projeto, dois milhões de obras de arte estarão acessíveis na "Europeana" a partir de quinta-feira e o objetivo é incorporar mais oito milhões no mais tardar até 2010.

Entre os primeiros conteúdos estarão clássicos literários como "A Divina Comédia" de Dante e documentos históricos como a Magna Carta britânica, pinturas, gravações e manuscritos de compositores célebres como Beethoven e Mozart.

A criação da "Europeana" foi o objetivo-chave da iniciativa de digitalização de bibliotecas adotada pela Comissão Européia em 2005 com a intenção de abrir ao grande público o patrimônio cultural e científico dos 27 membros da UE.

mar/gc/cn/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG