UE fica satisfeita com reunião entre China e representantes do dalai lama

Bruxelas, 25 abr (EFE).- A União Européia expressou hoje sua satisfação pelo anúncio de um reatamento próximo do diálogo entre representantes da China e do dalai lama, líder espiritual do Tibete.

EFE |

A agência oficial "Xinhua" informou que membros do Governo central chinês se reunirão com o representante particular do dalai lama, um anúncio feito no final da visita a Pequim de vários membros da Comissão Européia, liderados por seu presidente José Manuel Durão Barroso.

A Presidência eslovena da UE destacou, em comunicado, que seus esforços dos últimos meses "reforçaram a confiança na comunidade internacional, um fator que contribuirá para o respeito dos direitos humanos e para o êxito na preparação e a celebração dos Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim".

Também recordou que a disposição de Pequim para retomar o diálogo com o enviado especial do dalai lama foi "explicitamente destacada" em carta enviada no último dia 16 pelo primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, para o atual presidente rotativo do Conselho Europeu, o primeiro-ministro esloveno, Janez Jansa. EFE rcf/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG