UE felicita Betancourt e outros 14 reféns após resgate

Bruxelas, 3 jul (EFE).- Todas as instituições da União Européia (UE) manifestaram satisfação com a libertação de Ingrid Betancourt e de outros 14 reféns retidos pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), e pediram o fim do cativeiro dos outros seqüestrados.

EFE |

O presidente da Comissão Européia (CE, órgão executivo da UE), José Manuel Durão Barroso, disse hoje que "a determinação e a esperança venceram mais uma vez".

Durão Barroso afirmou sentir "alívio e alegria" ao receber a notícia, e expressou sua solidariedade com os libertados e suas famílias.

O presidente da CE também felicitou o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, e especialmente ao chefe de Estado da França, Nicolas Sarkozy, de quem destacou "seu compromisso, que tornou possível este momento".

Sarkozy agradeceu o trabalho de Uribe e pediu às Farc para cessarem seu "combate absurdo e medieval".

O presidente do Parlamento Europeu, Hans-Gert Pöttering, disse hoje que a instituição sempre dará total apoio aos Governos de todo o mundo que atuem segundo "as bases da democracia e do Estado de direito para combater o terrorismo".

"Continuaremos defendendo os direitos humanos e a dignidade das pessoas, e que todo o mundo tenha direito a viver em uma sociedade livre e democrática", afirmou. EFE rja/wr/plc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG