UE faz voos de teste para avaliar cinzas vulcânicas

AMSTERDÃ (Reuters) - Aviões decolaram para realizar voos de teste sobre a Holanda e outros países europeus para avaliar o impacto causado pela nuvem de cinzas vulcânicas nas partes das aeronaves, informou neste sábado o Ministério de Infraestrutura da Holanda. A KLM, que faz parte da companhia franco-holandesa Air France-KLM, vai realizar um voo de teste entre Amsterdã e Duesseldorf, na Alemanha, na noite de sábado, como parte de uma série de testes na União Europeia, de acordo com o ministério.

Reuters |

Testes já foram realizados na França e na Bélgica neste sábado, de acordo com uma porta-voz da pasta. Ela disse que os voos são realizados numa altitude mais baixa que o normal, mas não soube informar a altitude exata. Nenhum passageiro estava a bordo dos aviões.

"Queremos ver quais podem ser os danos aos motores", disse uma outra porta-voz.

As cinzas vulcânicas de um vulcão em erupção na Islândia paralisaram milhares de voos na Europa nos últimos dias e o problema se agravou neste sábado, enquanto a nuvem de fumaça seguia em direção ao sudeste do continente.

A agência de aviação Eurocontrol disse que nenhum pouso ou decolagem era possível para aeronaves civis em grande parte do norte e do centro da Europa.

(Reportagem de Gilbert Kreijger)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG