preocupação com a violência no Irã - Mundo - iG" /

UE expressa sua preocupação com a violência no Irã

Luxemburgo, 15 jun (EFE).- A comissária europeia de Relações Exteriores, Benita Ferrero-Waldner, expressou hoje sua preocupação com a situação de violência suscitada no Irã após as eleições presidenciais, e confiou em que as autoridades averiguem as acusações de irregularidades no pleito.

EFE |

Também o alto comissário de Política Externa e Segurança Comum da União Europeia (UE), Javier Solana, mostrou sua "preocupação" com a atual situação de instabilidade, ao mesmo tempo que enviou uma mensagem ao novo Governo para pedir a ele que eleve seu compromisso com a UE, especialmente no tema nuclear.

Em declarações aos jornalistas, a comissária assegurou que a UE "tomará nota" hoje durante o Conselho de Exteriores em Luxemburgo do resultado anunciado pela comissão oficial do país asiático que deu a vitória ao presidente Mahmoud Ahmadinejad.

Lembrou que a UE não enviou uma missão de observadores a estas eleições, mas confiou em que as autoridades averiguem as queixas de que houve irregularidades.

Além disso, afirmou que "pessoalmente" tem "um grande respeito" pelos manifestantes que expressam sua insatisfação de maneira pacífica.

Solana disse: "Seguimos com grande atenção as eleições, e vimos também os últimos eventos com preocupação. Espero e desejo também que no final a vontade dos cidadãos seja escutada". EFE met/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG