facilitar aproximação das partes na crise boliviana - Mundo - iG" /

UE está disposta a facilitar aproximação das partes na crise boliviana

Lima, 6 mai (EFE).- A Comissão Européia (CE, braço executivo da União Européia) expressou hoje sua disposição de facilitar uma aproximação para que o Governo boliviano e as regiões opositoras dialoguem sobre a reforma constitucional e a autonomia regional, sempre e quando for convidada pelas partes.

EFE |

A comissária de Relações Exteriores, Benita Ferrero-Waldner, disse hoje que a CE está preocupada "com a tensão política" e "a ausência de diálogo" na Bolívia, após a aprovação do estatuto autônomo da região de Santa Cruz, o qual o Governo qualifica de ilegal e separatista.

"Fazemos votos para que todos os esforços, seja da Igreja, da Organização dos Estados Americanos (OEA) e dos enviados do grupo de países amigos, realmente façam algo para fomentar este diálogo e que tenha sucesso", disse Ferrero-Waldner.

A comissária, junto com o responsável pelo Comércio da CE, Peter Mandelson, falou por videoconferência com jornalistas latino-americanos.

Ela destacou que a Comissão Européia está disposta a "facilitar uma aproximação que possa permitir que todas as partes encontrem, por meio do diálogo, um acordo pactuado sobre a reforma constitucional e a autonomia regional".

Mais de 80% dos eleitores de Santa Cruz votaram "sim" ao estatuto autônomo em um referendo realizado no domingo passado e o qual o Governo do presidente boliviano, Evo Morales, qualificou como um fracasso pela alta abstenção. EFE wat/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG