próxima reunião com o Irã é um passo positivo e poderia fornecer respostas específicas para dirirmir as suspeitas sobre o programa nuclear de a República Islâmica. " / respostas específicas do Irã em encontro sobre programa nuclear - Mundo - iG" / próxima reunião com o Irã é um passo positivo e poderia fornecer respostas específicas para dirirmir as suspeitas sobre o programa nuclear de a República Islâmica. " /

UE espera respostas específicas do Irã em encontro sobre programa nuclear

BRUXELAS - O chefe da diplomacia sueca e presidente rotativo do Conselho de Assuntos Exteriores da União Europeia (UE), Carl Bildt, disse nesta segunda-feira que a http://ultimosegundo.ig.com.br/bbc/2009/09/14/ira+promete+discutir+seu+programa+nuclear+em+outubro+com+potencias+8425948.html target=_toppróxima reunião com o Irã é um passo positivo e poderia fornecer respostas específicas para dirirmir as suspeitas sobre o programa nuclear de a República Islâmica.

Redação com agências internacionais |

Os cinco países com assentos permanentes no Conselho de Segurança da ONU (França, China, Estados Unidos, Reino Unido e Rússia) mais a Alemanha se reunirão em 1º de outubro com representantes iranianos para tratar do programa nuclear de Teerã, de que poderia ter fins militares.

"Há perguntas específicas do Conselho de Segurança da ONU, da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), que estão baseadas em atividades específicas dos iranianos. E se há respostas específicas, avançaremos um bom trecho no esclarecimento das suspeitas", disse Bildt.

Os ministros de Assuntos Exteriores discutirão num jantar de trabalho a política comum que adotarão para o novo governo do Irã, mas não está previsto um debate sobre a imposição de novas sanções, disse o sueco.

EUA confirmam participação

Os Estados Unidos participarão das conversas do grupo de negociação com o Irã sobre o polêmico programa nuclear da República Islâmica, confirmou nesta segunda-feira, em Viena, o secretário da Energia americano, Steven Chu.

Em declarações à imprensa durante a Conferência Geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Chu disse que seu país fará parte da reunião, prevista para 1º de outubro, mas, por enquanto, sem sede precisa.

Trata-se "de um primeiro importante passo nas discussões e esperamos o melhor", disse o secretário americano.

A reunião foi definida nesta segunda-feira, durante uma conversa telefônica entre o chefe negociador iraniano para temas nucleares, Said Jalili, e o alto representante para Política Externa e Segurança Comum da União Europeia (UE), Javier Solana.

Leia mais sobre Irã

    Leia tudo sobre: irãpotencias

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG