Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

UE espera que o Irã responda em duas semanas à proposta de incentivos

Bruxelas, 22 jul (EFE).- O alto representante para Política Externa e Segurança Comum da União Européia (UE), Javier Solana, disse hoje que espera para dentro de duas semanas uma resposta clara de Teerã sobre a oferta de incentivos para que suspenda seu programa de enriquecimento de urânio.

EFE |

"Esperamos que em duas semanas possamos analisar uma resposta clara e positiva" à oferta do grupo de negociação (membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU e Alemanha), disse Solana, antes de informar sobre suas gestões aos ministros presentes no Conselho de Assuntos Gerais e Relações Exteriores da UE.

Solana apresentou aos iranianos o pacote de medidas dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança e da Alemanha em 14 de junho.

A comissária de Exteriores da UE, Benita Ferrero-Waldner, também mostrou seu desejo de que o Irã aceite "de forma urgente" a última proposta, que qualificou de "muito generosa".

Ferrero-Waldner disse que, se o Irã não aceitar a proposta, "irá rumo ao isolamento", e ressaltou que Bruxelas quer "uma solução diplomática" para a situação.

Além disso, o ministro de Exteriores britânico, David Miliband, disse que "a bola está no telhado do Irã", depois que, na reunião de sábado, em Genebra, o grupo de negociação "mostrou sua determinação de agir com seriedade para resolver a questão nuclear".

Segundo Miliband, a UE pretende transmitir a Teerã que, "se cooperar com a comunidade internacional e assumir suas responsabilidades, poderá desfrutar os correspondentes direitos e benefícios".

O ministro britânico acrescentou que a população iraniana "está sofrendo pela determinação de seu Governo de continuar com o programa nuclear". EFE ahg/an

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG