UE espera acordo para esta semana na ONU sobre missão no Kosovo

Bruxelas, 10 nov (EFE).- A União Européia (UE) espera que até o final desta semana se possa alcançar um acordo nas Nações Unidas que permita iniciar, ainda em dezembro, a missão civil do bloco europeu no Kosovo (Eulex).

EFE |

"Estou convencido de que até o fim da semana estaremos prontos", disse hoje o Alto Representante da UE para Política Internacional e Segurança Comum, Javier Solana.

O objetivo da UE é que a ONU alcance um acordo com as autoridades sérvias e kosovares para permitir que em um mês comece o desdobramento dessa missão, que deve ser coordenada com a atual das Nações Unidas (Unmik).

O chanceler francês, Bernard Kouchner, lembrou, por sua parte, que o documento de base da ONU foi mais aceito em Belgrado que em Pristina, e ressaltou que a missão européia "está pronta" e sua neutralidade "garantida".

O ministro de Assuntos Exteriores sérvio, Vuk Jeremic, disse em Belgrado que a Sérvia só aceitará o desdobramento da missão civil européia se a UE se comprometer a ser neutra, respeitando o estatuto do Kosovo.

As autoridades kosovares, que se declararam independentes da Sérvia em fevereiro, rejeitaram hoje o plano da ONU, que prevê Polícia, Justiça e alfândegas paralelas para albano-kosovares e sérvio-kosovares. EFE rcf/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG