crescente cooperação entre Ruanda e RDC - Mundo - iG" /

UE elogia crescente cooperação entre Ruanda e RDC

Bruxelas, 23 jan (EFE).- O alto representante da União Europeia (UE) para Política Externa e de Segurança Comum, Javier Solana, elogiou hoje a crescente cooperação entre a República Democrática do Congo (RDC) e Ruanda para buscar uma solução à crise do leste do país africano.

EFE |

Em comunicado, Solana concedeu "especial importância" à decisão dos dois países de agir "decisivamente" contra a guerrilha hutu das Forças Democráticas para a Libertação de Ruanda (FDLR), assentada na RDC depois do genocídio ruandês de 1994.

O chefe da diplomacia europeia pediu a esta guerrilha que "se renda e volte para Ruanda", e ressaltou a "urgência" de uma progressiva integração dos grupos armados da RDC ao Exército nacional.

Autoridades de Ruanda informaram hoje a detenção do general rebelde Laurent Nkunda, líder do grupo Congresso Nacional para a Defesa do Povo (CNDP), que até o fim do ano passado apoiava o Governo de Kigali.

Nkunda foi capturado em território ruandês ontem à noite, quando fugia da força conjunta congolesa e ruandesa que está em operação na RDC desde a terça-feira passada, segundo uma nota divulgada hoje pelo chefe de operações destas unidades, o general congolês John Numbi. EFE met/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG