UE e Iraque começam rodada de negociações para acordo de associação

Bruxelas, 25 mai (EFE).- A Comissão Europeia (órgão executivo da União Europeia) e o Iraque iniciaram hoje, em Bruxelas, a oitava rodada de negociações para alcançar seu primeiro acordo bilateral de associação e cooperação.

EFE |

Durante os três dias de negociações, espera-se melhorar os termos do pré-acordo de comércio e cooperação, e, deste modo, definir um novo texto mais "exaustivo", que inclua a criação de um conselho de cooperação, indicou a Comissão Europeia, em comunicado.

As negociações entre a União Europeia (UE) e o Iraque começaram em novembro de 2006 com o objetivo de definir, pela primeira vez, um texto que reforce as relações entre as duas partes e que também servirá para "integrar" o país árabe na economia global.

O Executivo da UE ressaltou que as rodadas anteriores foram "muito produtivas" e permitiram às partes mostrar sua concordância em temas como o combate ao terrorismo e a defesa dos direitos humanos.

Nesta linha, a UE quer participar da transição política do Iraque, a fim de apoiar as autoridades do país na melhora das condições de vida de seus cidadãos.

Para isso, a Comissão Europeia investiu desde 2003 mais de 900 milhões de euros destinados à reconstrução do país ou a apoiar o desenvolvimento da democracia. EFE aal/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG