UE e Grupo do Rio começam a preparar cúpula entre Europa e América Latina

Bruxelas, 18 set (EFE).- A União Europeia (UE) e o Grupo do Rio farão um balanço de suas relações em reunião paralela à realização da Assembleia Geral da ONU na próxima terça-feira, onde prepararão o terreno para a cúpula UE-América Latina e Caribe (ALC) do próximo ano.

EFE |

Da reunião, que terá nível ministerial, participarão o Alto Representante da UE para Política Externa e Segurança Comum, o espanhol Javier Solana, assim como a comissária europeia de Relações Exteriores, Benita Ferrero-Waldner, disseram à Agência EFE fontes do bloco.

A reunião servirá para que as partes façam um acompanhamento dos assuntos tratados em encontros precedentes, como a XIV Conferência Ministerial realizada em Praga, República Tcheca, em maio passado, assinalaram.

Então, se comprometeram a ampliar sua cooperação no campo energético e na busca de soluções para a recessão econômica.

Em sua reunião nas Nações Unidas voltarão a tratar, "em termos gerais", de assuntos de interesse mútuo como a preparação da cúpula UE-ALC, que será realizada durante o primeiro semestre de 2010, disseram as fontes.

Segundo afirmou à EFE no início de mês o diretor-geral adjunto de Relações Exteriores da Comissão Europeia, Stefano Sannino, os resultados "muito positivos" e "bem-sucedidos" da reunião de Praga serão "úteis para preparar posteriormente o terreno para a cúpula UE-ALC".

No encontro entre europeus e seus parceiros do Grupo do Rio, Sannino apostou no aprofundamento em temas como a inovação no setor energético, com vistas à Conferência sobre Mudança Climática das Nações Unidas em Copenhague, em dezembro. EFE rja/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG