UE e EUA pedem que Rússia respeite a integridade territorial da Geórgia

Brdo (Eslovênia), 10 jun (EFE).- A União Européia (UE) e os Estados Unidos pediram hoje que a Rússia respeite a integridade territorial da Geórgia e seus compromissos internacionais em direitos humanos e desenvolvimento democrático.

EFE |

"Reiteramos nosso compromisso com os princípios de soberania e integridade territorial da Geórgia dentro de suas fronteiras internacionalmente reconhecidas e pedimos que todos, inclusive a Rússia, apóiem estes princípios", disseram os presidentes na Cúpula União Européia (UE)-Estados Unidos, iniciada hoje na Eslovênia.

Europeus e americanos apoiaram as recentes iniciativas do presidente da Geórgia, Mikhail Saakashvili, na província separatista de Abkházia, e pediram o respaldo de todas as partes envolvidas.

A Rússia anunciou recentemente o envio de mais tropas para seu "contingente de paz" na Abkházia. Segundo a Geórgia, Moscou tem a intenção de anexar esta província e a de Ossétia do Sul, também separatista.

Enquanto o Governo georgiano afirma que a Rússia poderia se preparar para uma guerra, vários dirigentes da UE visitaram o pequeno país do Cáucaso nas últimas semanas.

Bush e os líderes europeus insistiram hoje em sua disposição para trabalharem junto à Rússia em questões regionais e mundiais de interesses mútuos, ao reconhecer o "papel importante e construtivo" que tem Moscou na cena internacional.

No entanto, insistiram em pedir que o país "cumpra seus compromissos de direitos humanos e desenvolvimento democrático", tanto no Conselho da Europa quanto na Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE). EFE rcf/fh/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG