UE e Coreia do Sul chegam a acordo provisório sobre TLC

Seul, 24 mar (EFE).- A União Europeia (UE) e a Coreia do Sul chegaram hoje a um acordo provisório para um Tratado de Livre-Comércio (TLC), na oitava rodada da negociação que ocorre em Seul, conforme informou o negociador europeu, o espanhol Ignacio García Bercero.

EFE |

"Chegamos a um ponto muito importante das negociações, quase todos os aspectos das conversas estão concluídos de maneira provisória", com a intenção de que o TLC fique pronto em abril, assegurou à Agência Efe García Bercero.

As duas partes esperam que o TLC possa ficar pronto em Londres, ainda em abril, quando a capital britânica recebe a Cúpula do Grupo dos Vinte (G20, que reúne os países mais ricos e os principais emergentes).

Segundo negociador europeu, em Londres, os representantes do setor de comércio de Seul e UE debaterão se poderão "concluir ou não as negociações".

Coreia do Sul e UE iniciaram negociações para um TLC em maio de 2007 e, neste período, os temas mais complicados foram tarifas industriais, exportação e importação de veículos e as condições de comercialização dos produtos do complexo industrial norte-coreano de Kaesong.

Em coletiva de imprensa, Ignacio García Bercero disse que o TLC da UE com a Coreia do Sul é muito ambicioso e que agora os temas pendentes precisam de uma decisão política.

A UE é o segundo maior parceiro comercial da Coreia do Sul, atrás apenas da China. EFE ce/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG