UE e ANP se reúnem neste domingo para discutir situação em Gaza

Bruxelas, 24 jan (EFE).- O apoio à reconciliação entre Hamas e a Autoridade Nacional Palestina para fortalecer o cessar-fogo em Gaza é um dos objetivos da reunião convocada para este domingo pela União Europeia (UE) com representantes de ANP, Egito, Jordânia, Turquia e Noruega.

EFE |

A participação da Noruega no encontro foi definida pelo fato de o país ter sido a primeira nação ocidental a estabelecer relações com o movimento islâmico.

A UE quer conseguir a constituição de um Governo de unidade entre o nacionalista laico Fatah, que controla a ANP, e o Hamas, com quem supostamente agora o bloco não pode dialogar nem ajudar devido ao fato de o movimento estar incluído na lista da União Europeia de organizações terroristas.

No entanto, há nações da UE que possuem uma posição mais pragmática em relação à necessidade de estender a mão ao Hamas, que controla Gaza, apesar de a posição oficial do bloco continuar sendo o isolamento enquanto o grupo não renunciar à violência e reconhecer a existência de Israel.

A iniciativa europeia de diálogo com as partes em conflito incluiu um encontro na quarta-feira com a ministra de Exteriores israelense, Tzipi Livni, que se comprometeu a garantir a entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza.

Em troca, os ministros de Assuntos Exteriores da UE e o alto representante de Política Externa e Segurança Comum do bloco, Javier Solana, prometeram redobrar os esforços para deter o contrabando de armas em direção a Gaza.

Para isso, buscarão neste domingo convencer o Egito a permitir o envio ao país de observadores militares europeus para controlar a passagem fronteiriça de Rafah, que separa Gaza do Egito, e é a única que liga os palestinos com um território que não seja israelense.

Na segunda-feira, os ministros de Assuntos Exteriores da UE estudarão possíveis futuras ações diplomáticas no Oriente Médio em um Conselho de Assuntos Gerais e Relações Exteriores. EFE met/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG