UE e América Latina abrem diálogo global sobre imigração

Bruxelas, 30 jun (EFE).- A União Europeia (UE) e os países da América Latina e do Caribe abriram hoje, oficialmente, o diálogo estruturado e global, para fazer frente aos desafios da imigração, levantados na cúpula euro-latino-americana, realizada em Lima, no ano passado.

EFE |

Este mecanismo identificará os "desafios comuns e áreas de cooperação mútua", assim como um melhor entendimento da realidade do fenômeno da imigração, "baseado no princípio da responsabilidade compartilhada, do compromisso e da vontade", de ambas as partes, de discutir o assunto, afirma uma declaração conjunta divulgada hoje.

O embaixador argentino em Bruxelas, Jorge Lemes Lenicov, disse em entrevista coletiva que a preparação desse diálogo está "culminando" hoje, cujo objetivo principal é "que os imigrantes sejam respeitados como o que são: pessoas", assim como "ajudar para que tenham uma vida digna no futuro".

Em declarações à Agência Efe, a embaixadora do México em Bruxelas, Sandra Fuentes-Berain, disse que a apresentação do diálogo sobre migração é um "passo positivo" para o respeito de seus direitos, "sobretudo no contexto da recessão de econômica e de preocupantes manifestações recentes de racismo e xenofobia".

O diálogo será estruturado em três grandes áreas: os vínculos entre imigração e desenvolvimento, a imigração regular e a irregular. EFE rja/pd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG