UE diz que vai convidar Irã para conferência sobre Afeganistão

PRAGA (Reuters) - A União Europeia disse nesta quarta-feira que deve convidar o Irã para uma conferência sobre o Afeganistão. Vêm crescendo na comunidade internacional pedidos para um esforço diplomático com o Irã e conversações diretas sobre o programa nuclear de Teerã.

Reuters |

A comissária de Relações Exteriores da UE, Benita Ferrero-Waldner, disse que a conferência deve acontecer em Islamabad, Paquistão, nos próximos meses e deve debater assuntos de cooperação entre os países na região central da Ásia.

Ela acrescentou que o Irã deveria ser convidado também para um seminário com a Comissão Européia para preparar a conferência.

"É muito importante trabalhar com todos os diferentes atores na região", disse Ferrero-Waldner, após conversações com o ministro do Exterior afegão Rangeen Dadfar Spanta.

"Nesta conferência regional, ao menos para a preparação, vamos convidar o Irã", disse ela.

O partido conservador da chanceler alemã Angela Merkel propôs a criação de um grupo de contato para o Afeganistão que deve incluir membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU assim como os vizinhos do Afeganistão, incluindo Irã.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, também apontou recentemente o Irã, dizendo estava pronto para conversações diretas.

(Reportagem de Jana Micochova)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG