UE diz que trégua em Gaza será anunciada hoje ou amanhã

Barcelona, 17 jan (EFE).- O alto representante de Política Externa e Segurança Comum da União Europeia (UE), Javier Solana, afirmou hoje que o conflito na Faixa de Gaza está próximo de um cessar-fogo, que deve ser anunciado esta noite ou amanhã, embora vá ter duração limitada.

EFE |

Em declarações à imprensa em Barcelona, onde participará de encontros sobre as relações entre o bloco europeu e a Rússia, Solana disse que o cessar-fogo prestes a ser anunciado tem como fim sentar bases para as negociações de uma trégua de "longa duração" e permitir a abertura dos postos fronteiriços para a chegada de ajuda humanitária a Gaza.

"Se for necessária a presença da União Europeia" nos postos de controle, "estamos preparados para que seja de maneira rápida", ressaltou.

Solana ressaltou as dificuldades no cálculo do custo da reconstrução da região, já que o nível de destruição ainda não é totalmente conhecido.

Por isso, o alto representante pediu que a comunidade internacional, sobretudo os Estados Unidos, os Estados-membros da UE, o Japão, os países ricos do mundo árabe e "todos aqueles que tenham boa consciência e recursos", se esforce para reparar os "imensos" danos às infraestruturas na Faixa de Gaza.

Solana também se comprometeu a fazer um grande esforço em prol de um diálogo entre as facções palestinas que permita a recuperação da dinâmica política que a UE esperava ter este ano.

Além disso, considerou prioritária a ajuda aos civis desabrigados pelo conflito, algo que, disse, será feito em colaboração com as Nações Unidas e outras organizações.

    Leia tudo sobre: gaza

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG