UE disposta a reiniciar negociações sobre parceria com a Rússia

A Comissão Européia anunciou nesta segunda-feira ao término de um debate entre os ministros europeus das Relações Exteriores estar disposta a retomar as negociações sobre uma parceria reforçada com a Rússia, mas ainda não definiu nenhuma data.

AFP |

"Já era tempo de retomar" estas negociações, suspensas em 1 de setembro pela Europa depois do conflito russo-georgiano, declarou à imprensa a comissária européia para as Relações Exteriores, Benita Ferrero Waldner.

"Certamente definiremos uma data (para a retomada destas negociações) depois da cúpula" UE-Rússia de sexta-feira em Nice (sul da França), acrescentou.

"Vinte e seis dos 27 países membros da União Européia (UE) concordaram" com o reinício das discussões, destacou o chefe da diplomacia francesa, Bernard Kouchner.

O ministro francês frisou que a Polônia, inicialmente contrária à retomada das negociações com a Rússia, acabou se rendendo à maioria. Assim, o único país da UE a rejeitar estas discussões seria a Lituânia, uma informação que Kouchner não quis confirmar.

A unanimidade não era necessária para tomar esta decisão.

Leia mais sobre: Rússia - União Européia

    Leia tudo sobre: rússiaue

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG