UE deve continuar diálogo com Cuba

Bruxelas, 10 jun (EFE).- A União Europeia (UE) deve constatar que não há avanços na situação dos direitos humanos em Cuba, mas quer continuar o diálogo político com Havana, segundo disseram à Agência Efe fontes comunitárias após as primeiras discussões dos 27 Estados-membros do bloco sobre sua política em relação à ilha.

EFE |

O Comitê Político e de Segurança (COPS) da UE continua debatendo a decisão que os ministros de Assuntos Exteriores do órgão devem tomar na próxima segunda-feira quanto à revogação das sanções diplomáticas impostas a Cuba em 2003 após a prisão de 74 dissidentes, e que estavam congeladas desde 2005.

A discussão entre os países-membros da UE progride "de forma fluente" rumo à decisão, de modo que "não se preveem mudanças sérias" em relação aos pontos sobre os quais já há um primeiro consenso, segundo relataram as fontes.

Elas acrescentaram que os países da UE que até agora eram mais reticentes a normalizar as relações com Cuba devido à situação dos direitos humanos na ilha, como Dinamarca e Suécia, se mantêm dentro da linha dos demais membros comunitários.

Além disso, parece haver consenso entre os europeus quanto a pedir ao Governo cubano a libertação incondicional de todos os presos políticos e o início de reformas sociais e estruturais para melhorar as condições de vida do povo cubano.

Após a provável decisão da próxima segunda-feira, os países da UE teriam um ano como prazo para reavaliar a eficácia do processo de diálogo político com Cuba, como condição para mantê-lo.

Todo ano, no mês de junho, os membros do bloco europeu devem voltar a avaliar sua relação com Cuba, como prevê a "posição comum" de 1996, o documento que rege a política europeia para a ilha e que as autoridades cubanas continuam considerando como um obstáculo para normalizar suas relações internacionais.

Em outubro de 2008, Cuba e UE retomaram seus contatos em nível ministerial num encontro em Paris. EFE rcf/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG