UE destinará mais 40 milhões de euros em ajudas a Mianmar

Bruxelas, 18 dez (EFE).- A Comissão Européia (CE, órgão executivo da União Européia) destinará mais 40,5 milhões de euros em ajuda humanitária à população de Mianmar, que sofreu os efeitos do ciclone Nargis em maio passado.

EFE |

Durante o próximo ano, a CE enviará 22 milhões de euros para cobrir "as necessidades básicas" das comunidades que foram vítimas da dita catástrofe natural no delta do rio Irrawidy, e outros 18,5 milhões para outras povoações "altamente vulneráveis" do país.

As ajudas beneficiarão "de forma direta" cerca de dois milhões de pessoas, de modo que cobrirão quase à totalidade da população que viu "gravemente interrompida" suas principais atividades econômicas - pesca e pecuária-, segundo indicou a CE.

"A situação é ainda trágica", disse em comunicado o comissário para o Desenvolvimento e a Ajuda Humanitária da CE, Louis Michel, que afirmou que os novos fundos chegarão a partes do país que até agora estavam "esquecidas".

Michel destacou que a CE "desenvolveu de forma progressiva uma excelente cooperação" com o regime birmanês para facilitar o acesso da ajuda humanitária no delta do Irrawaddy.

A CE já destinou 17 milhões de euros para a "fase inicial de emergência" após a passagem do ciclone "Nargis", investidos em alojamento, comida, água, serviços sanitários, segurança e logística.

Além disso, a CE acordou hoje destinar 4 milhões de euros em 2009 para "contribuir ao desenvolvimento sustentável" dos países pobres.

EFE ahg/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG