UE debaterá vacinação contra gripe suína em outubro

Lisboa, 18 jul (EFE).- A comissária europeia de Saúde, Androulla Vassiliou, que hoje iniciou uma visita de três dias a Portugal, afirmou que os ministros da Saúde da União Europeia (UE) se reunirão em outubro para discutir como acontecerá a vacinação contra a gripe suína.

EFE |

"Não são só as doses que serão administradas e quem as receberá (que iremos debater). Há toda uma logística, os espaços necessários, os médicos", disse à imprensa a comissária cipriota, segundo quem a vacina contra a doença deverá ficar pronta em setembro.

Para Vassiliou, será "suficiente" destinar as vacinas apenas aos grupos de risco - grávidas, obesos, diabéticos e pessoas com doenças pulmonares crônicas. Ela acha ainda que esse grupo populacional é composto por 60 milhões de pessoas na UE.

"Desaconselhar viagens não ajuda. O importante é que as pessoas adotem medidas. Se têm sintomas, que não fiquem por aí espalhando o vírus. Que permaneçam em casa e procurem os médicos", recomendou a comissária.

Vassiliou também minimizou o alarde em torno das mortes provocadas pela gripe no mundo todo: 429, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo ele, a maioria dos mortos "já tinha outros problemas de saúde". EFE atc/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG