UE confirma 79 casos de gripe suína na Europa, a maioria com sintomas leves

Bruxelas, 4 mai (EFE).- O número de afetados pela gripe suína na Europa aumentou para 79, e dos 30 novos casos diagnosticados desde ontem, 24 foram detectados na Espanha, segundo os dados divulgados hoje pelo Centro de Prevenção e Controle de Doenças da UE (ECDC, na sigla em inglês).

EFE |

Todos os afetados na Europa, exceto um, têm sintomas leves da doença, segundo o organismo com sede em Estocolmo, que também informou de outros 20 casos não confirmados mas prováveis.

Os dados reunidos pelo ECDC correspondem aos 27 Estados-membros da UE, assim como Noruega, Suíça, Liechtenstein e Islândia, dos quais apareceram casos em 12 países.

Nas últimas horas, foram registrados 24 novos casos na Espanha, 3 no Reino Unido, 2 na Alemanha e um na Itália.

Dois destes contágios - um na Espanha e outro no Reino Unido - corresponderam a pessoas que não tinham viajado para as regiões mais afetadas, o que eleva o total deste tipo de casos para 8.

No entanto, o ECDC considera que o ritmo de contágios dentro do território europeu "ainda não é sustentado".

No resto do mundo, o total de casos confirmados chega a 929, registrados em nove países.

Além disso, o ECDC destaca que no Canadá foi detectado um possível caso de contágio do vírus de humano para porco, segundo a Agência de Inspeção Alimentar do país (CFIA, na sigla em inglês).

A segurança da carne suína não seria afetada por este caso, já que esta não pode ser uma via para o contágio se for bem cozida, segundo destaca o centro com sede em Estocolmo. EFE ahg/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG