firmemente decisão russa e defende integridade da Geórgia - Mundo - iG" /

UE condena firmemente decisão russa e defende integridade da Geórgia

Bruxelas, 26 ago (EFE).- A União Européia (UE) condenou hoje firmemente a decisão russa de reconhecer a independência das regiões separatistas georgianas da Ossétia do Sul e da Abkházia, indicou a Presidência francesa do bloco europeu.

EFE |

A Presidência do Conselho da UE "condena firmemente esta decisão", que "é contra os princípios de independência, soberania e integridade territorial da Geórgia", afirmou um comunicado.

A UE insistiu em seu objetivo de conseguir "uma solução política" para os conflitos na Geórgia, e disse que examinará a partir desse ponto de vista "as conseqüências da decisão da Rússia".

Os chefes de Estado e Governo da União Européia realizarão na próxima segunda-feira uma cúpula extraordinária para analisar as conseqüências do conflito da Geórgia e o futuro de suas relações com a Rússia, que é o principal fornecedor energético da UE.

A Presidência da UE reiterou hoje "com firmeza" seu compromisso com o princípio de integridade territorial da Geórgia dentro de suas fronteiras internacionalmente reconhecidas.

Além disso, insistiu em que a integridade, soberania e independência da Geórgia são reconhecidas pela Carta das Nações Unidas, pelas resoluções do Conselho de Segurança da ONU e pela Ata Final da Conferência para a Segurança e a Cooperação na Europa. EFE rcf/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG