grande preocupação por programa nuclear iraniano - Mundo - iG" /

UE compartilha com AIEA grande preocupação por programa nuclear iraniano

Paris, 18 set (EFE).- A União Européia (UE) compartilha com o diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Mohamed ElBaradei, uma grande preocupação com a falta de resposta do Irã a perguntas sobre possíveis atividades vinculadas à concepção e fabricação de armas nucleares.

EFE |

Em comunicado, a Presidência na UE - nas mãos da França - expressou que os países so bloco "lamentam" que o Irã, em violação às resoluções do Conselho de Segurança da ONU e do Conselho de Governadores da AIEA, "se negue a suspender suas atividades nucleares".

O regime de Teerã "não está dando à AIEA a cooperação pedida para responder às perguntas em suspenso" mencionadas no relatório do organismo internacional, segundo o comunicado da UE.

Em um relatório apresentado na segunda-feira passada, ElBaradei expressou sua preocupação com a falta de cooperação do Irã e disse que "a AIEA, infelizmente, não conseguiu fazer progressos substanciais (no esclarecimento) dos supostos estudos (militares) e outros assuntos-chave, que continuam causando séria preocupação".

Em seu comunicado de hoje, a UE fez uma chamada ao Irã para que cumpra as resoluções do Conselho de Segurança da ONU, em particular no que se refere a suas atividades nucleares, "para permitir a abertura de negociações".

Além disso, a UE reitera seu apoio às propostas apresentadas ao Irã em 2006 pelo alto representante para Política Comum e Segurança do bloco, Javier Solana, e reafirma seu compromisso em buscar uma solução negociada.

O próprio Solana disse hoje, em Paris, que o relatório da AIEA "não é bom para o Irã", e destacou a preocupação generalizada devido à atitude do regime de Teerã perante o organismo internacional. EFE pdp/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG