UE comemora posse de Tsvangirai como premiê do Zimbábue

Bruxelas, 11 fev (EFE).- A Comissão Europeia (órgão executivo da União Europeia) comemorou hoje a posse como primeiro-ministro do até então líder da oposição política do Zimbábue, Morgan Tsvangirai, o que permite criar um Governo de poder compartilhado.

EFE |

O comissário de Desenvolvimento e Ajuda Humanitária da União Europeia (UE), Louis Michel, se mostrou satisfeito com a nomeação e pediu que o novo Governo trabalhe "sem atrasos" para melhorar de maneira imediata as condições sociais e econômicas dos cidadãos.

Segundo dados das Nações Unidas, no Zimbábue, 7 milhões dos 12 milhões de habitantes do país vivem na pobreza extrema e precisarão de ajuda alimentar para sobreviver, além da epidemia de cólera afetou 70 mil pessoas e causou 3,4 mil mortes nos últimos meses.

A recuperação do Zimbábue será "longa e difícil", estimou Michel, que chamou a atenção sobre a "pesada responsabilidade" das autoridades para garantir a "mudança positiva" para seus cidadãos.

Michel garantiu, em comunicado, que a Europa continuará oferecendo seu apoio ao país, como fez durante muitos anos. EFE mrn/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG