UE avança para acordo de adoção do plano do Eurogrupo contra a crise financeira

A União Européia (UE) avançou nesta quarta-feira em sua reunião de cúpula em Bruxelas para a adoção de um plano de resgate bancário aprovado pelos países da Zona Euro, embora ainda tenha que resolver algumas reservas por parte da República Tcheca, indicaram fontes diplomáticas européias.

AFP |

A República Tcheca pediu algumas mudanças "menores" no texto preparado pela Presidência francesa da UE sobre a resposta à crise financeira, indicou uma fonte diplomática tcheca.

O governo tcheco, muito liberal e hostil a qualquer intervenção estatal, insistia na necessidade de integrar ao texto a idéia de respeito às regras européias em matéria de competição e ajudas do Estado, acrescentou.

De qualquer forma, o texto era alvo de um "amplo consenso" e a nova versão deverá ser aprovada sem dificuldades na quinta-feira pela manhã, continuou a mesma fonte.

O plano estabelecido pelos países da Zona Euro (15 países), e que tem como mentor o primeiro-ministro britânico Gordon Brown, se baseia em dois pilares: a garantia dos empréstimos interbancários e o apoio às instituições para evitar sua quebra, recorrendo a recapitalizações ou nacionalizações parciais.

cat-mar/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG