UE aprova pacto sobre a imigração apresentado pela França

Os países da União Européia (UE) aprovaram por unanimidade nesta segunda-feira em Cannes, no sul da França, o projeto de pacto europeu para a imigração elaborado pela França, que deverá ser assinado em outubro, anunciou a presidência francesa da UE.

AFP |

"Os ministros do Interior aprovaram de forma unânime os princípios, os objetivos, a apresentação e a estrutura do pacto", declarou o ministro francês da Imigração, Brice Hortefeux, durante a entrevista coletiva concedida ao término da reunião.

"Este acordo autoriza a perspectiva de uma assinatura em meados de outubro", durante a cúpula européia prevista em Bruxelas, acrescentou.

O projeto é baseado no conceito de imigração "seletiva" idealizado pelo presidente francês, Nicolas Sarkozy. Ele tende a endurecer a política européia sobre a imigração, mas estabelece regras comuns entre os 27 países membros da UE em matéria de asilo político.

A idéia é privilegiar a imigração de trabalho, regulamentar a imigração familiar e combater a imigração clandestina reforçando os controles nas fronteiras da UE e facilitando a expulsão dos irregulares.

csg/yw

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG