UE aprova operação naval histórica contra piratas

A União Européia (UE) aprovou nesta segunda-feira a primeira operação naval de sua história para lutar contra os piratas em plena atividade ao longo da Somália e no Golfo de Aden, anunciou a presidência francesa da UE.

AFP |

A operação Eunavfor Atalanta foi formalmente autorizada pelos ministros da Defesa reunidos em Bruxelas, e ela deve ser iniciada em dezembro ao longo do Chifre da África, indicou um diplomata francês.

Diante da multiplicação dos ataques de piratas na região, a UE já havia criado em setembro uma "célula de coordenação" contra a pirataria, que opera atualmente com duas fragatas francesas e um avião de patrulha espanhol.

O nome do comandante da força naval, o vice-almirante britânico Philip Jones, e seu quartel general - Northwood, na costa inglesa - já são já oficiais, mas a composição precisa ainda não, apesar de Alemanha, França, Reino Unidos e Espanha terem anunciado sua participação.

A Eunavfor será constituída de pelo menos sete navios, dos quais três fragatas e um navio de abastecimento, e beneficiará do apoio de aviões de patrulha marítima.

pm/lm/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG