UE aprova hoje novas ajudas ao Haiti, segundo ministro espanhol de Exteriores

Bruxelas, 18 jan (EFE).- A União Europeia (UE) aprovará hoje uma nova ajuda ao Haiti e estudará o pedido das Nações Unidas para enviar navios, helicópteros, policiais e engenheiros militares para poder distribuir melhor o auxílio à população, disse o ministro espanhol de Assuntos Exteriores, Miguel Ángel Moratinos.

EFE |

"Tenho certeza de que todos os Estados-membros acompanharão esse esforço de solidariedade da União Europeia", afirmou Moratinos ao chegar a uma reunião extraordinária de ministros comunitários que avaliará novas formas de ajuda ao país caribenho.

"Ontem recebemos o pedido (de envio de mais ajuda e material), e vamos discuti-lo, portanto temos que esperar a resposta dos parceiros europeus", indicou.

A União Europeia também aprovará hoje "uma nova contribuição" para a ajuda internacional ao Haiti, disse Moratinos, que destacou o "compromisso" tanto financeiro quanto de garantir que "a ajuda chegue melhor, para que possamos dar essa esperança ao povo haitiano".

O ministro espanhol, cujo país exerce atualmente a Presidência do bloco europeu, recalcou que a UE enviou uma "mensagem muito forte" de solidariedade desde que Haiti sofreu o terremoto na semana passada.

Explicou que foram iniciados "todos os mecanismos de coordenação", mas sobretudo a solidariedade "que mostra o valor da União Europeia e de seus cidadãos". EFE rcf/fm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG