UE anuncia plano de auxílio ao Haiti, incluindo zonas distantes do terremoto

Santo Domingo, 3 mar (EFE).- A União Europeia (UE) deve executar um plano a longo prazo de auxílio ao Haiti, incluindo localidades próximas à República Dominicana, que não foram afetadas pelo terremoto do último dia 12 de janeiro.

EFE |

A informação foi dada pela comissária da UE para Cooperação Internacional, Ajuda Humanitária e Defesa Civil, Kristalina Georgieva, que assegurou, no entanto, que a maior ajuda será destinada para regiões devastadas, como Porto Príncipe, Leógane e Jacmel, entre outras.

A funcionária destacou que outras localidades haitianas continuam sofrendo com problemas básicos como acesso a alimentos e água potável, assistência sanitária e exclusão social.

Georgieva, que se reuniu hoje no Haiti com o presidente René Préval, fez as declarações após um encontro com o ministro dominicano de Economia e Planejamento, Temístocles Montás.

A comissária explicou que a ajuda da UE tem o objetivo de contribuir para que as pessoas reconstruam suas vidas, criando condições de trabalho e oferecendo oportunidades para a educação.

Ela garantiu ainda a participação da União Europeia em reunião de alto nível técnico dos países doadores, que deve ser realizada ainda neste mês em Santo Domingo, para abordar um plano de ação para a refundação do Haiti. EFE rs/fm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG