UE anuncia nova iniciativa de empréstimos para A.Latina

Praga, 12 mai (EFE).- A comissária para as Relações Exteriores da União Europeia (UE), Benita Ferrero-Waldner, anunciou hoje a criação em 2010 de uma iniciativa financeira para a América Latina que garantirá empréstimos para projetos em diversas áreas no contexto da atual crise econômica.

EFE |

Ferrero-Waldner declarou à Agência Efe que este "novo instrumento financeiro" será a principal contribuição da Comissão Europeia (órgão executivo da UE) à reunião ministerial de amanhã em Praga entre os países da UE e do Grupo do Rio.

A chamada "facilidade de investimento para a América Latina" coordenará e assegurará empréstimos adicionais, "difíceis de conseguir nestes tempos", segundo a comissária.

Ferrero-Waldner disse ter esperança de que a iniciativa possa ser apresentada na cúpula que os países da UE, da América Latina e do Caribe devem realizar no primeiro semestre de 2010.

Para a comissária, "a facilidade responde de maneira concreta à crise", já que financiará projetos que pretendem estimular as economias.

"Esta ideia consiste em utilizar parte dos fundos de cooperação que nós temos para mobilizar novos créditos", disse Ferrero-Waldner.

Como exemplo, explicou que, se a comissão faz uma contribuição de um milhão de euros, esta poderia "atrair ou mobilizar fundos de até 20 milhões de euros", com a possibilidade de os países-membros participarem.

A estratégia se assemelha à iniciativa existente dentro da chamada "política de vizinhança" que a UE dirige aos países do Leste da Europa que não são candidatos à adesão ao bloco, "um grande sucesso", nas palavras da comissária. EFE rja/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG