UE analisa resposta iraniana à proposta sobre seu programa nuclear

Bruxelas, 5 jul (EFE).- A União Européia (UE) analisa com o grupo de países que negociam com o Irã sobre seu programa nuclear - Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia, China e Alemanha - a resposta de Teerã à recente proposta de incentivos para que abandone seus planos de enriquecimento de urânio.

EFE |

O alto representante para Política Externa e Segurança Comum da UE, Javier Solana, recebeu nesta sexta-feira a resposta das autoridades iranianas à proposta apresentada em 14 de junho, e é responsável de transmiti-la aos outros negociadores, disse à Agência Efe Cristina Gallach, porta-voz do chefe da diplomacia européia.

Antes de receber a resposta iraniana, Solana manteve uma conversa por telefone com o principal negociador do Irã em matéria nuclear, Said Jalili, que foi qualificada de "positiva".

Solana iniciou agora um "processo de consultas" com todos os países signatários da proposta apresentada ao Irã, mas ainda é "cedo demais" para avaliar seu conteúdo, acrescentou Gallach.

O Irã sempre insistiu em que suas atividades atômicas são pacíficas, mas os países ocidentais, especialmente os EUA, suspeitam que busca, na realidade, alvos militares. EFE epn/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG