UE ameaça retomar obrigação de vistos para norte-americanos

A União Européia (UE) ameaçou nesta quarta-feira reintroduzir uma obrigação de visto para os diplomatas norte-americanos que queiram viajar para território europeu se os Estados Unidos não retirarem antes de 1o de janeiro de 2009 as restrições impostas a certos cidadãos europeus.

AFP |

"Não foi registrado nenhum progresso tangível com os Estados Unidos, apesar dos esforços da Comissão Européia e dos Estados-membros para retirar a obrigação de visto imposta aos cidadãos de doze países da UE que queiram viajar aos Estados Unidos", ressaltou Bruxelas.

"Durante a reunião de cúpula UE-EUA de junho, os Estados Unidos se comprometeram a beneficiar outros Estados-membros da UE da isenção de visto", lembrou a Comissão Européia.

"Como conseqüência, a Comissão Européia proporá como medida de represália o restabelecimento temporário da obrigação de visto para os cidadãos dos Estados Unidos que possuam passaportes diplomáticos, oficiais ou de serviço, caso não seja constatado progresso algum antes de 1o de janeiro de 2009", advertiu Bruxelas.

O comissário europeu de Justiça, Jacques Barrot, vai propor essa medida aos 27 membros da UE na quinta-feira durante uma reunião de ministros europeus do Interior.

"Essa medida afeta dezenas de milhares de pessoas nos Estados Unidos", ressaltou um de seus assessores.

Os Estados Unidos mantêm atualmente a obrigação de visto para 12 países da UE (Bulgária, Chipre, Estônia, Grécia, Hungria, Letônia, Lituânia, Malta, Polônia, República Tcheca, Romênia e Eslováquia).

csg/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG