desafio - Mundo - iG" /

UE afirma que violência torna eleições afegãs um desafio

Bruxelas, 14 ago (EFE).- As eleições presidenciais e provinciais que o Afeganistão realiza na próxima quinta-feira são um desafio formidável devido à violência que afeta o país e por se tratar do primeiro pleito organizado pelas autoridades afegãs, disse hoje a Comissão Europeia (órgão Executivo da União Europeia).

EFE |

O órgão insiste em que, apesar da violência, para que o Afeganistão registre progressos deve haver "mais vontade política" dos afegãos, assim como "instituições competentes e críveis", explicou em entrevista um porta-voz da Comissão, John Clancy.

A Comissão forneceu 40 milhões de euros às eleições e decidiu enviar uma missão de observação integrada por 111 técnicos e observadores.

Eles se deslocarão "todo o possível" pelo interior do país dentro das possibilidades que permitirem a delicada situação de segurança, acrescentou o porta-voz.

Os talibãs multiplicaram os ataques e atentados nas últimas semanas para atrapalhar a realização do pleito.

"As circunstâncias destas eleições são mais difíceis que em outras", resumiu Clancy, que considerou que o pleito "claramente supõe um desafio formidável" devido à violência, à piora da segurança, à fragilidade política do país e à juventude das instituições.

Dos 40 milhões de euros fornecidos pela Comissão às eleições, 35 milhões serão dirigidos a pagar o salário das forças de segurança afegãs, enquanto os 5 milhões restantes serão destinados à missão de observação.

"As próximas eleições serão um marco importante para as jovens estruturas democráticas do Afeganistão, já que serão as primeiras dirigidas pelos próprios afegãos", afirmou em nota a comissária europeia de Relações Exteriores, Benita Ferrero-Waldner.

A Comissão forneceu 700 milhões de euros ao desenvolvimento afegão durante o período 2007-13, o que transforma o órgão em um dos doadores mais importantes do país. EFE rcf/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG