Bruxelas, 22 fev (EFE).- A União Europeia (UE) disse hoje que atuará de acordo com o Conselho de Segurança da ONU na discussão e eventual aprovação de novas sanções sobre o Irã relativas ao programa nuclear deste país.

"Estamos dispostos a acompanhar o Conselho de Segurança" em um novo pacote de sanções, declarou a alta representante da UE para Política Externa, Catherine Ashton, após uma reunião de ministros de Assuntos Exteriores do bloco sobre o desafio nuclear iraniano.

O Governo de Teerã anunciou recentemente que enriquecerá urânio a 20%, em vez do nível de 3,5% previsto anteriormente.

Além disso, o Irã planeja iniciar a construção de duas novas usinas de enriquecimento de urânio durante o próximo ano persa, que começa em 21 de março, revelou hoje o diretor do organismo iraniano de energia atômica, Ali Akbar Salehi.

Ashton destacou que a UE está disposta a manter a via diplomática com Teerã, "mas se estiver orientada a conseguir resultados".

Nos últimos anos, a UE aplicou sanções aprovadas pelo Conselho de Segurança das ONU, cujos membros discutem de maneira informal nos últimos dias a possibilidade de aprovar novas medidas contra Teerã.

EFE rcf/bba

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.