sem atrasos as sanções da ONU contra a Coreia do Norte - Mundo - iG" /

UE adotará sem atrasos as sanções da ONU contra a Coreia do Norte

Bruxelas, 19 jun (EFE).- Os líderes dos 27 países da União Europeia (UE) condenaram hoje as recentes testes nucleares da Coreia do Norte, e asseguraram que estão dispostos a adotar de maneira enérgica e sem atrasos as sanções impostas pelas Nações Unidas.

EFE |

"Estas violações das resoluções do Conselho de Segurança (CS) das Nações Unidas representam uma grande ameaça para a paz e a estabilidade na península de Coreia e a segurança internacional", asseguraram nas conclusões da cúpula de chefes de Estado e de Governo.

Assim, convidaram o Conselho e a Comissão Europeia a ultrapassar a resolução 1.874 da ONU, que reforça as sanções internacionais em relação à Coreia do Norte, seus líderes e entidades relacionadas.

"O Conselho Europeu insiste em particular na importância da implementação rápida e eficaz das medidas para a inspeção das cargas provenientes ou com destino à Coreia do Norte", asseguram.

Pedem ao regime de Pyongyang que se abstenha de qualquer nova provocação.

O CS da ONU aprovou na sexta-feira passada sua Resolução 1.874, que condena as provas nuclear e de mísseis balísticos efetuadas no final de maio pelo regime norte-coreano.

Um dia depois, Pyongyang reagiu com o anúncio de sua intenção de fabricar mais bombas e reiniciar o processo de enriquecimento de urânio. EFE met/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG