Autoridade Africana com maiores poderes - Mundo - iG" /

UA decide criar Autoridade Africana com maiores poderes

Sirte (Líbia), 3 jul (EFE).- Os líderes africanos reunidos na cúpula da cidade líbia de Sirte chegaram hoje a um compromisso de acordo para criar a Autoridade da União Africana, que terá maiores poderes que a atual Comissão e que coordenará as políticas de Defesa e relações internacionais.

EFE |

O compromisso foi alcançado após um longo debate, que atravessou a madrugada de sexta-feira, mas os poderes do novo órgão não serão tão grandes como pretendia o líder líbio, Muammar Kadafi, segundo vários delegados da cúpula.

O novo órgão executivo será encarregado de "coordenar" a política internacional e de Defesa, explicou o ministro de Exteriores do Benin, Jean Marie Ehouzou, mas sua criação deverá ainda ser ratificada pelos Parlamentos dos países-membros da União Africana (UA).

Ehouzou disse que o debate provocou "algumas intensas discussões", mas que "o texto final reflete as posições de todos", e que os Estados africanos "estão dispostos a ceder um pouquinho de sua soberania em favor da Autoridade Africana".

O novo órgão coordenará as políticas de interesse comum, mas não poderá atuar internacionalmente sem um mandato específico dos chefes de Estado, segundo delegados de outros países na cúpula.

A nova "Autoridade Africana" simplificará a estrutura da UA e coordenará os interesses da organização, mas não terá poder sobre os membros da organização nem agirá sem seu consentimento, segundo o texto de compromisso. EFE fa-jg/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG